Tratamentos

Fraturas da Face

As principais causas do trauma facial são: acidentes automobilísticos e motociclísticos, acidentes esportivos, agressões físicas e traumatismos por armas de fogo.

Devido à proximidade anatômica da face ao crânio, é muito comum os pacientes de traumatismo facial, apresentarem trauma craniano associado. Muitas alterações provocadas pelo traumatismo facial levam ao trauma psicológico e social, pois envolvem alterações importantes na estética e na função dos maxilares.

Lacerações da face e da boca, avulsões dentárias e fraturas dos ossos faciais (maxila, mandíbula, malares, nariz, órbita) requerem um tratamento especializado por profissionais treinados para restabelecimento funcional e estético da face traumatizada. O cirurgião bucomaxilofacial é o profissional mais indicado para o tratamento destes casos.

Na maioria desses casos, a fixação das fraturas se faz por placas e parafusos de titânio, imperceptíveis ao toque, que permitem o retorno rápido do paciente às suas atividades profissionais e sociais. Esta técnica exige menos tempo de imobilização dos maxilares, permitindo o retorno à fala e à dieta normais em poucos dias. A recuperação é sempre acompanhada de um fonoaudiólogo que auxilia no restabelecimento da função mastigatória e da fala.

Voltar para lista de tratamentos